quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quero ser uma árvore sadia! - David San Martín

29/01/2013

Texto: Salmos 1:3 -  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 

Observação: O salmista contrasta a vida daquele varão que tem prazer na lei do Senhor e na lei do Senhor medita de dia e de noite da vida do homem ímpio. Ele compara esse homem com uma arvore plantada junto a ribeiros de aguas, que dá do seu fruto na estação própria e tudo o que ele faz prospera, enquanto o homem ímpio e comparado com a moinha (Ou folhas secas em que o vento espalha). Observo algumas características dessa arvore plantada junto aos rios: 
1- Auto alimentação: As aguas é o principal alimento das arvores, estar plantada junto aos ribeiros garante a arvore a capacidade de se auto alimentar. O homem que tem prazer na lei do Senhor, tem o Seu espirito alimentado pelo verdadeiro alimento que é a Palavra de Deus. As aguas simbolizam o Espirito Santo de Deus, esse homem vive uma vida, ele anda no espirito. 
2- Dá o seu fruto na estação própria: Toda arvore saudável, bem cuidada e bem alimentada, dá o seu fruto na estação própria. Da mesma forma aqueles que tem prazer e nela meditam, refletem, são frutíferos. Mas dão o seu fruto no tempo certo, respeita as estações. Dessa forma ele entende que tem o tempo de frutificar, mas a os invernos e outonos, há as podas e os ajustes na arvore para que ela se torne ainda mais frutífera. 
3- Constância e firmeza em Deus, resistentes: As folhas não cair, é um sinal de constância, de resistência em meio aos ventos e tempestades da vida. Resistencia em meio aos invernos em que estamos sujeitos. Aqueles que meditam na lei do Senhor, tem dessa solidez em Deus, dessa força, dessa resistência, que o faz permanecer de pé, florido, alegre e em paz em meio as tribulações dessa vida. Ele e aquele homem que constrói da sua casa na rocha firme que e Jesus... E por isso resiste aos ventos dessa vida. Os ímpios são comparados como folhas secas, que simboliza morte espiritual, inconstância em meio aos vendavais da vida.  

Prática: Eu tenho que ser como essa arvore frutífera, eu preciso a cada dia ouvir a voz do Espirito Santo, que me chama todos os dias para ter um tempo de falar e ouvir o Pai. Preciso ser alguém cada vez mais apaixonado pela palavra de Deus, ser constante nos meus devocionais e não deixar que nada tire o meu desejo pelo Senhor, viver uma vida consagrada a Deus e separado dos mundos e suas práticas. Pois só assim serei como essa arvore que tem o alimento do espirito, que dá o fruto na estação própria, que tem uma constância em Deus que me faz inabalável nas lutas. 

Oração: faz de mim essa arvore plantada junto aos rios. Que eu não queira nada além de Ti, que eu venha me perder no tempo quando estiver falando com o Senhor, e o ouvindo pela tua palavra. E assim ser alimentado, ser fortalecido e dar bons frutos. Me ajude em nome de Jesus. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário