sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O maior servirá o menor! - David San Martín

24/01/2013

Texto: Gênesis 48:17-19 - Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés, e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele". Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos". 

Observação: Jacó estava perto de sua morte, então José levou os seus dois filhos até seu Pai. Então Jacó vai abençoar os filhos de José, José coloca Manassés, o mais velho na mão direita do pai(como de costume, os primogênitos eram abençoados sob a mão direita), e Efraim o mais novo na mão esquerda. Porém Israel, quando vai abençoar os meninos, ele troca as mãos, colocando a mão direita sobre Efraim(como se ele fosse o primogênito , e a mão esquerda sobre Manassés. José viu, e achou que o pai estava cometendo um engano, e tentou mudar as mãos do pai. Mas Israel entendendo o propósito de Deus, disse: o mais novo será o maior, ou o maior servirá o menor. Ter privilégios diante dos homens, primazia na família  e recursos consideráveis, não significa ter primazia com Deus. Deus escolhe pessoas de acordo com a pureza, dedicação, sinceridade e amor por Ele, e não na sua posição diante dos homem ou na sua família. Foi assim com: Isaque, no lugar de Ismael; Jacó no lugar de Esaú, Gideão ao invés de seus irmãos e David, no lugar do seus irmãos.

Prática: O Pai fala comigo em duas direções. Na primeira pessoa: Tenho sido o menor diante de Deus? Tenho andado em sinceridade, pureza, amor e dedicação para com Deus? Deus escolhe as pessoas com base no coração de cada uma, tenho tido um coração de pequenino? Pois os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos(Mt. 19:30). E na 3ª pessoa: Há pessoas que não tem prestigio algum diante dos homens, em suas familias e no seus círculos de amizades, porém tem os seus corações completamente dedicado ao Senhor, e de fato, o Pai tem os escolhidos para ser usados no mover de Deus nessa geração. Quero andar mais perto desses pequenos, tanto para ser abençoado, como para abençoar. Pois o Pai sempre escolhe o menor com o coração integralmente dedicado a Ele, para confundir os maiores com o coração nas coisas.

Oração: Pai, duas coisas te peço: Eu quero ser um menor diante dos homens, ser como criança, como o Senhor já tem falado, esses herdaram o teu reino... E também ser um daqueles que caminha com os que são menores, mais cheio de Ti, em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário