sábado, 28 de janeiro de 2012

Correndo a Maratona - Pr. Marinho Soares - Gn. 29


Texto: “18 Como Jacó gostava muito de Raquel, disse: "Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova". 19 Labão respondeu: "Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo". 20 Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.

Obs. Me chamou a atenção hoje para o fato de Jacó esperar sete anos para conquistar Raquel como sua mulher. Vivendo nesta sociedade imediatista, somos tentados a querer tudo para ontem. Contudo, nossa vida é mais como uma maratona, do que uma corrida de 100 metros. Se quiser correr a maratona como se corresse os 100 metros, não chegará nem a um terço da corrida. Bem, vejo que a vida cristã é a mesma coisa. Precisamos construir uma vida que subsista por décadas e décadas de caminhada com Deus até que nos encontremos com Ele, seja pela morte ou por sua volta. O mesmo acontece com o trabalho secular ou ministerial. Uma pessoa bem sucedida constrói uma vida de êxito com persistência, trabalho e disciplina. Agora, todos estes anos só podem ser bem vividos se a frase: “pelo tanto que amava”, estiver presente. Se você não amar o que faz, logo se tornará um peso ou algo enfadonho.

Prática: às vezes pratico o ministério com tanta emergência que parece uma corrida de 100 metros. Tenho um sentimento de que é urgente. Que Cristo está voltando. Que as pessoas estão morrendo e indo para o inferno. Sinto um dever profundo de trabalhar enquanto é dia, pois a noite vem quando não poderei mais trabalhar. Por outro lado, tenho consciência de que o projeto de Deus para minha vida extrapola o presente e entra pela eternidade. Preciso fazê-lo como um corredor de maratona. Calcular o custo. Treinar muito. Dividir por etapas e construir de maneira sólida para ser sustentado por muitos anos. Tenho optado pela genialidade do “E” à tirania do “OU”. Ou seja, prefiro ficar com as duas coisas em vez de uma somente. Tem coisas que exigem urgência e devem ser tratadas assim e outras que exigem uma caminhada muito mais longa para acontecer.

Oração: Senhor dá-me amor pelas coisas que tem me chamado a fazer. Quero amar como Jacó amou Raquel, que mesmo fazendo um trabalho rotineiro de cuidar de ovelhas, não se enfadou e sete anos pareceram-lhe como sete dias. Ajude-me alcançar a graça de olhar para trás e contar os setenios como se fossem somente semanas. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário