sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gn 13 - Olhar as aparências e os beneficios humanos, ou confiar nas promessas de Deus? - David San Martín

Gênesis 13:10-12 - “Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra.
Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. Assim os dois se separaram:
Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale”.

O que me chamou a atenção neste texto, foi o poder do olhar. A maneira como olhamos as coisas e situações é determinante nas nossas decisões e escolhas. Ló viu a aparência, a beleza, o conforto que aquela terra oferecia a ele, e por isso escolheu aquilo que aos olhos dele, parecia ser bom para ele. Abrão porém, viu as promessas de Deus, viu a benção de Deus... Confiou em tudo que Deus prometeu. E se fomos ver a história de Ló completa, o fato dele escolher pelas as aparências, trouxe seríssimas consequências a ele, anos depois. Pelo fato da terra que ele escolheu estar nas proximidades de Sodoma e Gomorra, cidades perversa, na qual o pecado tinha chegado as narinas de Deus, a sua casa e cidade foi destruida pelo juízo de Deus(Pois aquela cidade era maldosa e perversa diante de Deus, v.13); Deus traz salvação a sua familia enviando anjos para tirá-los da cidade, mas a sua mulher desobedece a ordem de não olhar para trás, e vira uma estátua de sal; e ainda, as filhas de Ló embebedaram ao pai e tiveram relações sexuais com ele, para gerar filhos homens(pois Ló só tinha tido filhas), e salvar a geração do pai.

Por olhar como Ló, procurando escolher sempre aquilo que parecia bom para mim, já sofri sérias consequências também. Mas hoje a revelação que Deus traz, é que não importa o quão infrutífera a terra pareça, ou o quanto aos meus olhos, ela não seja agradavel, devo escolher com o coração nas promessas do Senhor, e não escolher aquilo que para mim pareça ser bom. Pois as minhas escolhas, sempre virá acompanhado de um resultado, e que esse resultado seja as bençãos de Deus.

“Amado Pai, reconheço que muitas vezes sofri, por escolher igual a Ló, baseado no que os olhos humanos vê, e não nas tuas promessas. Ensina-me Deus a olhar sempre para Ti e para os teus planos, pois eu sou homem e sou tentado a olhar como o homem vê. E que a minha confiança nos teus planos venham alcançar o cumprimento das tuas promessas, em nome de Jesus, amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário