segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Honra, Produto Raro! Pr. Marinho Soares - Gn. 34

Texto: 31 Mas eles responderam: "Está certo ele tratar nossa irmã como uma prostituta?"

Obs. Diná, filha de Jacó sai para passear pela nova “cidade” em que agora estão morando. Ela sai com o objetivo de conhecer as mulheres/moças da cidade. Coisa comum às pessoas que chegam em novo local. Ao caminhar pelas ruas, o filho do governador daquela terra, Hamor, chamado Siquém, a ataca e violenta/estupra. Em seguida diz-se apaixonado por ela. Seu pai e irmãos ficam chateadíssimos e tramam uma forma de se vingarem deles. Fazem todos se circuncidarem e mata-os após três dias quando estão todos doloridos. É uma situação terrível e trágica. Uma situação que hoje não seria considerada tolerável. Contudo o que me chama a atenção é o valor e consideração que aquela família tinha pela sua irmã. Eles tomaram aquela afronta como algo pessoal e partiram para a guerra.

Prática: Tenho eu defendido a honra de meus irmãos e irmãs da mesma maneira que os irmãos de Diná? Sejam meus irmãos carnais ou espirituais? Sinto que este valor tem se perdido no meio da caminhada. Hoje preciso voltar e olhar para aqueles que estão sendo injustiçados e desonrados e entrar em seu favor.

Oração: Senhor peço-lhe perdão pelas vezes que vi meus irmãos sendo desonrados e não entrei em guerra em favor deles. Peço-lhe graça e misericórdia para ser suficientemente corajoso diante destas circunstancias. Me ajude a discernir quando o Senhor está somente tratando com o caráter deles, de quando estão sofrendo injustiças e desonra. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário