quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O CORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS - Iara de Jesus - Gn.4

O CORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS

TEXTO Gênesis 4:7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".

OBSERVAÇÃO
Caim e Abel haviam trazido oferta ao Senhor, porém, Caim "trouxe do fruto da terra uma oferta" vs 3, ao passo que Abel "trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho" vs 4, como resultado, o Senhor se agradou de Abel por causa da atitude do seu coração, por ele reservar o melhor e o primeiro ao seu Deus e foi aceito por Ele, mas a Caim rejeitou e também à sua oferta porque seu coração não estava em Deus quando a separou. A impressão que dá é que ele pegou "qualquer coisa" para levar ao Senhor por simples obrigação e sofreu as consequencias disso.
Caim se enfurece por causa da rejeição e se ira contra seu irmão. Um desejo começa a se apossar de seu coração. O Senhor o alerta e lhe dá saída, "o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo", para não sucumbir, porém, ele continua com seu intento e mata seu irmão Abel.

Caim tentou achar um culpado para a rejeição que sofreu e ao invés de olhar para a sua atitude, se arrepender e até olhar o exemplo de seu irmão, o que havia em Abel que fez com que Deus o aceitasse? Poderia ter um destino diferente, mas preferiu dar vazão à sua ira contrariando os avisos do Senhor.

PRÁTICA
Reconheço que por vezes agi como Caim em minha caminhada, era mais fácil achar um culpado para apontar do que ver onde falhei e me arrepender. E todas as vezes o Espirito Santo me alertou para o pecado que queria me dominar e me deu forças para vencê-lo. Pude aprender neste texto tanto com Abel como com Caim. Como está meu coração quando oferto ao Senhor? tenho dado a Ele das primícias do meu coração, do meu tempo, dos meus recursos, devolvendo a Ele a glória e desempenhado com excelência os talentos que me confiou?
Será que minhas atitudes espelham mais o comportamento de Abel ou de Caim?

Grandes reflexões... Que Deus me ajude a me tornar mais parecida com Abel daqui para a frente.

ORAÇÃO
Senhor Deus, eu preciso pedir perdão por todas as vezes que agi como Caim e te ofertei algo sem empenhar meu coração, e te agradecer por cada vez que me alertou contra o pecado que me assediava tentando me afastar de Ti. Quero te pedir que me ajude a ter o coração de Abel, que reservou o que tinha de melhor para o Senhor. Obrigada pela palavra de hoje, que ela venha ser alimento sólido em minha vida e me fazer lembrar de como devem ser minhas ofertas a Ti. Quero que o Senhor se agrade de mim. Amem.
Deus os abençoe.

Iara

Nenhum comentário:

Postar um comentário