quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sabedoria na Resolução de Conflito e Benção de Deus – Pr. Marinho Soares - Gn.13


Sabedoria na Resolução de Conflito e Benção de Deus
Texto: “8 Então Abrão disse a Ló: "Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!...   10 Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o SENHOR destruir Sodoma e Gomorra...  14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló separou-se dele: "De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste: 15 toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.” V.8,10,14 e 15

Obs. Vemos que Abrão soube como resolver um conflito à maneira de Deus. Ele deu o direito ao seu sobrinho Ló de escolher para que lado desejava ficar para constituir sua família e fazenda. Interessante, que Abrão por ser o mais velho, tinha este direito “adquirido”, contudo não usou dele. Deu-o a Ló. Simplesmente sua fé, confiança e convicção do que Deus tinha o melhor para ele, fez com que renunciasse a este direito. Ló, por sua vez, “cresceu os olhos” para o vale do Jordão, era como o jardim do Éden, e esta escolha lhe custou muito caro depois. Precisamos aprender a fazer as escolhas dirigidas pelo Senhor e não por aquilo que achamos “obviamente” o melhor. Abrão, ainda que ficando sem a melhor parte, prosperou e foi grandemente abençoado.

Prática: Preciso aprender um pouco aqui... preciso aprender um pouco ali... esta canção me alegra o coração, pois hoje aprendo um pouco mais! Quanto preciso aprender. Ao olhar para este texto da Palavra, vejo que muitas vezes fiz escolhas pelos meus próprios olhos. Tomei à frente e tirei vantagem da situação. Percebo que depois não tive o êxito que poderia ter tido. Contudo, vejo que sempre que renunciei em favor do meu próximo, Deus me honrou como fez com Abrão. Preciso assumir esta prática em todos os momentos de minha vida, até nas pequenas coisas, como dar o lugar na fila para alguém, ser mais cortez no transito dando a preferencia.

Oração: Senhor mata a cada dia o meu egoísmo. Arranca de mim todo e qualquer vestígio de ter e querer o melhor, especialmente se tem alguém para receber este melhor antes de mim. Quero ser abençoado. Desejo experimentar a benção de Abrão em minha vida todos os dias. Faça de mim o servo de todos os irmãos, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário