domingo, 29 de janeiro de 2012

PENIEL - Pr. Marinho Soares - Gn. 32-33


Texto:Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada".  Gn.32:30

Obs. Jacó vai ao encontro de seu irmão.  Envia mensageiros à sua frente que voltam e  notificam que Esaú está vindo com quatrocentos homens. Ele fica apavorado. Pensa que é um exercito. Muitas vezes quando temos que resolver nossas pendencias, ficamos com o mesmo medo. Quando temos algum “acerto de contas” a fazer, ficamos apavorados. Jacó, porém, age com inteligência e envia cinco grandes presentes para Esaú. Um rebanho de cabras, outro de ovelhas, outro de vacas, outro de camelos e um de jumentos. Contudo, ele não confia na sua astúcia e ao passar pelo ribeiro de Jaboque, deixa sua família ir à frente e fica sozinho e tem um encontro com Deus, que transforma sua vida e história. Muitas vezes agimos com nossa inteligência. O que é correto. Deus nos deu para usá-la. Mas, podemos cair no engano de confiar somente nela. Por isso é importante termos encontros com Deus periodicamente. Precisamos ter o nosso Peniel, onde colocamos nossos medos e inseguranças para Deus.  E não sairmos dali até sermos abençoados.

Prática: preciso ter mais encontros com Deus periodicamente. Preciso levar minhas dúvidas, medos e inseguranças a Ele sempre. Posso agir com inteligência e sabedoria. Posso usar os dons e talentos que Deus me deu. Mas, nada pode substituir um Peniel. Preciso de mais Peniel em minha vida. Preciso subir ao monte. Preciso fazer retiros individuais com Deus. Preciso fazer mais vigílias. Preciso melhorar meu tempo de oração matutina.

Oração: Obrigado Senhor pelos devocionais diários. Muitos deles têm sido verdadeiros Peniel em minha vida. São encontros contigo de grande benção e transformação. Obrigado pela vigília de sexta-feira. Tempo abençoado de encontro Contigo. Assim como Jacó foi transformado, seu nome foi mudado, o coração de seu irmão acalmado e o Senhor o levou em paz a terra que havia prometido; faça o mesmo comigo a cada dia. Diante dos inimigos cotidianos e dos desafios da caminhada, me auxilie a ter cada vez mais Peniel em meus dias. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário