quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TRATANDO COM DESPREZO AS PROMESSAS DE DEUS! – Pr. Marinho - Gn.27


TRATANDO COM DESPREZO AS PROMESSAS DE DEUS!

Texto:Perguntou-lhe seu pai Isaque: "Quem é você?" Ele respondeu: "Sou Esaú, seu filho mais velho". Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: "Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será!" Quando Esaú ouviu as palavras de seu pai, deu um forte grito e, cheio de amargura, implorou ao pai: "Abençoe também a mim, meu pai!" Mas ele respondeu: "Seu irmão chegou astutamente e recebeu a bênção que pertencia a você". Gn.27:32-35

Obs. Esaú tinha por herança/promessa o direito da primogenitura. Era uma benção fenomenal que o filho mais velho recebia de seu pai e que lhe garantia um futuro promissor e seguro. Ele a trocou por um ensopado de lentilhas – “Respondeu-lhe Jacó: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho". Disse Esaú: "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?" Jacó, porém, insistiu: "Jure primeiro". Ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó.” Gn.25:31-33. Hoje olhamos para esta atitude de Esaú, e falamos, que loucura este rapaz cometeu somente pelo prazer de uma comida quente num momento de apetite!! Mas, não olhamos para nós que trocamos o direito dos Verdadeiros Filhos de Deus, pelo prazer passageiro e momentâneo ao saciar nosso apetite pelo pecado, como o Espírito Santo nos adverte através de João “Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 Jo 2:16-17.

Prática: Sinto que tenho agradado a Deus em muitos pensamentos e atitudes que tenho. Que tenho honrado a Ele com minha vida, ministério e bens. Que me esforço para obedecê-lo e ser fiel em tudo o que faço. Contudo, sinto que em algumas áreas meus olhos ainda são cobiçosos, desejando coisas deste mundo; vejo-me em luta com a cobiça da carne, não me fazendo esquecer do velho homem que ainda está dentro de mim – ainda que crucificado; e, tentado pelo conforto e prazer que os bens me trazem – me levando a passividade e preguiça. É uma luta constante para não perder o direito de primogenitura. É um descanso diário na graça de Deus, sem a qual eu não estaria de pé.

Oração: Coloco-me mais uma vez de joelhos diante do Senhor, e clamo que me auxilies nesta luta inglória contra mim mesmo. Não me deixes desprezar tuas promessas nem por um minuto sequer. Sustenta-me com temor e tremor e permanecerei fiel ao Senhor até o fim. Sei que já venceste por mim na cruz todo mal e pecado. Peço-te que o teu sangue, derramado por mim no Calvário, me conserve puro até o dia de sua volta. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário