sábado, 28 de janeiro de 2012

Deus Vê e Recompensa! - Pr. Marinho Soares - Gn. 31


Texto:42 Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão".

Obs. Jacó sai fugido da Mesopotâmia, das terras de seu sogro Labão. Temia que o mesmo lhe prejudicasse, forçando-o a ficar ou tirar as coisas que ele tão arduamente conquistara. Ao proceder desta maneira fez com que seu sogro ficasse muito irado e viesse em seu encalço, encontrando-o sete dias depois. Mas, na noite anterior ao encontro Deus se revela a Labão e diz para ele não mexer com Jacó. Que ele não fizesse promessa nem ameaça a Jacó. Deus cuida dos seus. Nada que pertence aos filhos de Deus pode ser tirado deles a não ser com permissão divina. O que Jacó conquistara fora através da promessa de Deus e que Labão, que não fora justo com ele, não poderia mais tocar. Deus vê o esforço do seu povo. O esforço em ser justo, honesto e verdadeiro em meio a mentira, desonestidade e injustiça. “Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho de minhas mãos...”

Prática: Deus tem visto o trabalho de minhas mãos. Faço para Ele e com os olhos Dele sobre mim. Sei que Ele vê de maneira profunda o meu coração. Isto me leva a ter uma vida muito mais séria e cuidadosa, pois ao homem eu posso enganar, mas a Deus, de forma alguma. Labão achava que Jacó o enganava, mas Deus via o coração. Preciso saber e viver a cada dia sabendo que Deus está vendo minhas práticas diárias. É a Ele que prestarei contas.

Oração: Senhor, olha para mim e tenha misericórdia. Preciso muito ser fiel e santo diante de Ti. Não me deixa viver de aparências ou de engano. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Sl.139:23-24) Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário