sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gn 14 - Fazer o bem, sem esperar a recompensa - David San Martín


Gênesis 14:23 - Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

Mas uma vez Abrão mostra o por que foi chamado para ser pai de multidões. Abrão ao saber que o seu sobrinho ló tinha sido levado cativo pelos reis que guerrearam com os reis de Sodoma e Gomorra. Arma os seus empregados guerreia contra os reis e liberta todos que tinham sido levados cativos, juntamente com as riquezas daqueles povos. O rei de Sodoma fica agradecido que decide dar riquezas a Abrão, porém ele recusa, pois não aceitava que ele dissesse que Abrão ficou rico por que homens tinham o enrriquecido. Abrão fez um ato digno de no minimo um reconhecimento macro, a ponto de receber riquezas dos reis os quais ele tinha salvo... Digamos que era um direito dele! Mas não, ele simplesmente não quis... Uai Abrão ficou louco? Isso foi uma besteira que ele fez, aonde já se viu o cara estava pagando ele, Ele não quis... INACREDITÁVEL... É assim que a visão mundana consideraria a atitude de Abrão. Porém o que vejo é um homem que não tira proveito das situações para se glóriar, e ser beneficiado por um bem que os seguidores e obedientes a Deus, devem fazer. Abrão não aceitou a recompensa pelo bem que fez, mas nós não devemos no minimo esperar, devemos fazer o bem assim. A atitude de Abrão bate com o principio que Jesus ensinou milênio depois, Mateus 6:1-2 :"Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

O glória a Deus, que aprendizado esse de hoje hem... Quantas vezes já me peguei no meu coração exigindo a recompensa o reconhecimento. Abrão entretanto, o reconhecerão e procuraram recompensar, mas ele entendia que se aceitasse, o galardão dele já estava pago pelos homens, por isso ele preferiu a recompensa de Deus. A minha recompensa não é aqui, por mais que as pessoas me decepcionem, traiam, e as pessoas não enxerguem o bem que faço, eu não devo esperar essa atitude delas. Por que o que importa é Deus me olhar, pois é ele que me galardoará.

“Querido pai, amado Deus... Não devo em nenhum momento desejar ser reconhecido ou recompensado pelo bem que tenho feito as pessoas, pois a minha recompensa não é terrena, mas sim celestial... Guarda o meu coração de sentimentos desse tipo, que a minha motivação em fazer o bem seja servir a TI, obedecer a TI, em nome de Jesus amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário