segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gn. 34 - O Perigo de Olhar apenas para os Benefícios, na hora de uma decisão! - David San Martín


O Perigo de Olhar apenas para os Benefícios, na hora de uma decisão!

Gênesis 34:23 - Lembrem-se de que os seus rebanhos, os seus bens e todos os seus outros animais passarão a ser nossos. “Aceitemos então a condição para que se estabeleçam em nosso meio”.

A passagem de hoje é marcada por anomalias trágicas: 1º O estupro de Diná, filha de Jacó, por Siquem (filho do governador da região); 2º O Extermínio de todos os homens de uma só cidade (em atitude de vingança) pelos filhos de Jacó, Simeão e Levi. Ao estuprar Diná, Siquem se apaixona por ela, e pede a seu pai, Habor (governador da região) para pedir a mão dela para os familiares delas. E Habor vai e fala com Jacó e com os seus filhos, e lhes propões uma aliança. Os irmãos da moça ficaram enraivados, e foram sutis ao vingar, para aceitar a proposta de Habor, lhes propuseram uma condição, onde todos os homens da sua cidade deveriam circuncida-se assim como eles eram, e assim a aliança seria feita. Mas na verdade os filhos de Jacó queriam acabar com a vida de todos os homens daquela cidade. Habor não somente aceita a proposta, mas convence todos os homens daquela cidade a fazer a cirurgia de circuncisão... Porém, o que me chamou a atenção, foi o argumento que Habor frisou para convencer os homens: “Lembrem-se de que os seus rebanhos, os seus bens e todos os seus outros animais passarão a ser nossos”… Isso demonstra que Habor estava interessado na aliança e aceitou a condição dos filhos de Jacó, por interesse material... Ele estava de olho nas riquezas, nos benefícios... Melhor... Ele estava de olho APENAS, SOMENTE nos benefícios dessa aliança, por isso que aceitou facilmente o sacrifício para circuncidar, a si, e os outros homens da cidade.

Não devo olhar apenas para os benefícios, com interesse próprio, quando vou tomar uma decisão ou fizer algo. Pois assim estarei sujeito a cometer equívocos irreversíveis. Habor trouxe desgraça para si e para a sua cidade, pois tomou uma decisão motivada nos benefícios e nos seus interesses pessoais. Devo olhar, e buscar a melhor decisão do Senhor, e não ficar atentando para o que vai ser melhor para mim, o que vai me dar mais lucro, ou o que vai ser. investimento. Devo Fazer aquilo que ele me ordena.

 “Pai agradeço a Ti, por me abrir os olhos nessa metade do dia, em relações as propostas que tenho recebido... Não me deixa olhar apenas para os benefícios apenas, tão somente para aquilo que me trará lucro, mas me guie na tua vontade. Leva-me pelos teus caminhos, para o cumprimento do teu querer, que não aja eu, mas que Cristo aja através de mim. Entrego-me mais uma vez a Ti Senhor, esteja comigo hoje e sempre, em nome de Jesus. Amém!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário